Escala

COLEÇÃO

Novembro.2019

O que pretendemos com esta coleção é mostrar que um vinho pode estar em qualquer ponto da escala de complexidade, mas ser igualmente delicioso se consumido na idade apropriada e no contexto propício.

Nesta coleção, o nosso foco é a escala de complexidade de aromas dos vinhos. Já ouviu falar dos aromas primários, secundários e terciários de um vinho? Pois bem: um vinho é resultado da fermentação alcoólica de um mosto de uvas, e todos os aromas que surgem após esta fermentação alcoólica são, em geral, considerados os aromas primários. Eles são geralmente associados a frutas, flores, vegetais, ervas... e estão sempre muito presentes nos vinhos jovens. Alguns vinhos têm aromas primários tão deliciosos e equilibrados, que a melhor coisa a se fazer é mantê-los assim e bebê-los jovens! Para outros tipos de vinho, no entanto, vale a pena fazer uns procedimentos adicionais, como por exemplo deixá-los um tempo em contato com madeira ou com leveduras mortas, antes de engarrafá-los. Isso irá trazer um outro espectro de aromas ao vinho, associados a tostado, café, baunilha, coco, especiarias, brioche, fermento, entre outros... estes são os aromas secundários, que se somam aos primários e trazem maior complexidade ao vinho. Agora, independentemente de um vinho ter aromas primários e/ou secundários presentes, alguns conseguem ganhar ainda mais complexidade com o tempo, simplesmente através de seu envelhecimento dentro da garrafa: é quando surgem os aromas terciários, como os de terra molhada, trufas, carne curada, frutas secas... O que pretendemos com esta coleção é mostrar que um vinho pode estar em qualquer ponto da escala de complexidade, mas ser igualmente delicioso se consumido na idade apropriada e no contexto propício. Um brinde à simplicidade que é boa, mas também à complexidade que se banca! 

COLEÇÃO

Pinot & Co

“O foco desta coleção é trazer vinhos com uma identidade que remete à Pinot Noir, sejam eles da própria Pinot ou de uvas que se assemelham em estilo!”

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

Em elaboração

WHAT'S

NEXT

COLEÇÃO

Verde

Vinhos orgânicos

e biodinâmicos.

COLEÇÃO

Dark Side

Vinhos de Pinot Noir e de uvas/estilos assemelhados.

COLEÇÃO

Xtreme

Vinhos produzidos a partir de terroirs com condições extremas.

TERRA

COLEÇÕES PASSADAS

COLEÇÃO #1

Vinhos estreitamente ligados a solos específicos, e o Acervo #1 com opções complementares.

Alameda Lorena, 150 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01424-001

E-mail: coletanea@coletaneavinhos.com.br | WhatsApp: (11) 99307-3376

© 2019 @onebranding